TOC "Transtorno obsessivo-compulsivo"

  http://www.planetadablogueira.com/2010/04/toc-transtorno-obsessivo-compulsivo.html
26 Abril 2010
Você sabia que segundo a Organização Mundial da Saúde, no Brasil existem mais de quatro milhões de pessoas com esse transtorno?
E este mesmo transtorno está entre as dez maiores causas de incapacitação profissional? Pois é... Isto não é brincadeira, e em outras palavras, deve ser diagnosticado e tratado o quanto antes.
A característica básica do transtorno obsessivo-compulsivo é a recorrência de pensamentos obsessivos, que mantêm a pessoa em um clima de ansiedade até a realização de atos compulsivos. Se a pessoa não pratica a compulsão, ela teme que algum mal aconteça a si e a outros.


Porque abordei este tema

Algum tempo atrás eu me estressava demais se visse alguma coisa fora do lugar, sabe aquela coisa de organização excessiva? Não podia ver um fio de cabelo no chão que eu abaixava-me para tirar, e cobrava demais dos meus filhos e marido pela organização da casa, guarda-roupas, armários e etc...
Alguém já deve estar se identificando por aqui.
Então, outra coisa que me incomodava demais eram os números ímpares, nunca gostei deles, sempre procurava fazer contas e 'planejar' coisas usando de preferência os números pares. Quando fomos comprar nosso apartamento fiquei meio em choque quando descobri que o número era ímpar, mas não revelei isso à ninguém.
As 'manias' e compulsões podem ser de várias e várias formas, muitos de nós podemos ter este TOC e nem se dar conta, e acabar nos tornando pessoas desagradáveis, chatas e exigentes, sendo que nós mesmos muitas vezes não conseguimos realizar tudo e tudo de uma vez, frustrando-nos e trazendo para dentro de nós a sensação de fracasso.
Eu confesso que odiava quando fazíamos churrasco em casa, ficava desesperada em saber que tudo sairía do lugar... E antes mesmo que as visitas fossem embora eu já estava lavando, limpando mesas, recolhendo lixo sei que tinha gente que odiava isso , e consequentemente acabava espantando as visitas!
Com o tempo fui melhorando, ainda sou chata em muitas coisas, devo confessar.
Que o diga o meu marido, rs se ele derrama uma gota de suco no chão, ele corre pegar um pano e sai falando: "Deixa eu limpar logo, senão a mãe me mata". Isso é chato não é mesmo??
Um pouco de bagunça às vezes é saudável, pra quê lavar tantas vezes as mãos?? Pra que ficar contando as coisas e torcendo para que não acabe um número ímpar?? E tantas outras compulsões.
Meu Deus, se não der pra limpar tudo hoje, organizar todas as coisas, deixe isso pra amanhã, relaxe, respire fundo e pense!
Não 'transfira' a compulsão pra outras áreas da sua vida, trabalho, relacionamentos e etc. Ninguém é perfeito, ninguém é super-herói, todos têm um lado obscuro e falho.
O TOC é curável, tratável e não é um bicho de sete cabeças.
surprised

Para quem quiser se aprofundar no assunto, trago uma lista de links úteis:
Astoc
Sitoc
Amban
RioStoc

Sintomas de TOC :
  • medo exagerado de ser contaminado por bactérias
  • lava as mães um certo número de vezes, desnecessariamente
  • verifica várias e várias vezes se as portas e janelas estão trancadas
  • está implicando demais com um mínimo de desorganização
  • tem o costume de enumerar ou contar coisas sem um motivo razoável
  • perde mais do que meia hora por dia com compulsões (comportamentos ou 'rituais')

    Se você se viu em algum desses ítens...procure ajuda profissional.

    Não confunda esse transtorno com loucura, mas é muito importante se cuidar, pois além dos sofrimentos psicológico e físico, há o impacto social do TOC que chega a ser devastador em muitos casos, prejudicando relações em casa, nos estudos e no trabalho.
    Fonte de pesquisa : Revista Vida e Saúde






0 comentários:

Postar um comentário