10 mitos sobre dieta

Abacaxi emagrece? E comer antes de dormir engorda?

Faça o teste e comprove os seus conhecimentos sobre o assunto.

Quem quer manter uma alimentação saudável, às vezes, ouve com algumas afirmações que podem deixar a dieta confusa.Teste seus conhecimentos sobre nutrição e descubra verdades e mentiras sobre como se alimentar bem. As respostas abaixo foram escritas com o auxílio da nutricionista Karin Honorato, especialista em nutrição clínica funcional.


1. Beber durante a refeição engorda
Incerto. O líquido, durante a refeição, se dilui com o ácido clorídrico e prejudica a digestão. Uma digestão comprometida pode dificultar a eliminação de gordura em alguns casos.

2. Comer ovo aumenta o Colesterol
Mentira. O ovo tem uma quantidade pequena de colesterol, que não compromete os níveis sanguíneos de colesterol. Ele ainda possui a ‘colina’, que ajuda na desintoxicação do fígado, aumentando a eliminação do colesterol. O cuidado deve ser na fritura, com pouco óleo.

3. Comer muito próximo da hora de dormir engorda
Verdade. O excesso de comida aumenta a liberação da insulina, que é um hormônio que favorece o acúmulo de gordura. O recomendado seria comer uma quantidade equilibrada de duas a três horas antes de dormir.

4. O hábito de jantar engorda
Mentira. Se o jantar for equilibrado, ele pode fornecer nutrientes para a formação de ossos e músculos durante a noite e ajudar o organismo a não acumular gordura. O ideal é comer um carboidrato integral, uma carne magra, um legume, verduras e azeite.

5. Comer abacate engorda
Mentira. O abacate possui uma gordura monoinsaturada, que é saudável e ajuda, inclusive, a evitar o acúmulo de gordura na região abdominal. O recomendado é meio abacate pequeno, em média, três vezes por semana.

6. Comer abacaxi depois das refeições ajuda na dieta
Verdade. O abacaxi possui a bromelina, que atua como uma enzima facilitadora da digestão. Assim, a absorção dos nutrientes será melhor, podendo reduzir o acúmulo de toxinas e  gordura. A substância é mais encontrada no miolo. A fruta ainda ajuda a diminuir a vontade de doce.

7. Ingerir agua morna ajuda a evitar acumulo de gordura
Verdade. A água morna ajuda a reduzir a acidez do estômago, favorecendo a ionização dos alimentos durante a digestão. Esse processo melhora a absorção de nutrientes, eliminação de toxinas e gera menos acúmulo de gordura.

8. Comer de três em três horas ajuda a emagrecer
Verdade. Comendo de três em três horas, mantém-se o metabolismo ativo e os níveis de açúcar equilibrados. Com isso, os picos de insulina, que favorecem o acúmulo de gordura e o aumento da fome nas principais refeições, são evitados.

9. Comer castanhas todo o dia faz bem a saúde
Verdade. As castanhas têm gorduras monoinsaturadas, muito magnésio e zinco, além de várias vitaminas e minerais que favorecem o equilíbrio do organismo. O ideal é o consumo diário de uma colher de sopa por dia, das castanhas sem sal, e evitar castanhas trituradas.

10. Chá verde emagrece
Verdade. O principal composto do chá verde tem muitos antioxidantes e ativa a queima de gorduras. O recomendado é fazer o chá com as ervas  e tomar até 3 xícaras ao dia. O chá só não deve ser consumido por quem tem hipertensão, hipotireoidismo ou insônia.

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