Claudio Aun, 40 anos de Arte

Claudio Aun, 40 anos de Arte
Esmeralda óleo sobre tela 70X50
Exposição (Rio de Janeiro)
Por Nelson Jr

Claudio Aun 40 anos de inspiração em arte

Até 13 de novembro de 2011
Tendo construído uma sólida carreira erguida a partir da  mistura de elementos  nobres como a  inspiração, a perseverança e bastante criatividade,  o artista plástico Claudio Aun inaugura uma exposição comemorando o rico percurso de  quatro décadas  pela  arte no próximo dia 27 de julho,  no Centro Cultural Correios. 
Entre esculturas e pinturas serão expostas cerca de 34 obras de produção recente  mas que remetem ao seu diálogo recorrente com o surrealismo.   A mostra  individual Claudio Aun 40 anos de inspiração em arte é composta por quinze esculturas de mármore reciclado dedicadas aos deuses gregos,  como Poseidon,  Zeus. Athena, e Dionisio,  além de quatro trabalhos em bronze evocando a mitologia,  e mais quinze pinturas em  óleo sobre tela,  pertencentes à série Gemas do Brasil
Dominando diversas técnicas artísticas mas voltado especialmente para as esculturas  que abraçou depois de ter morado na lendária Carrara, na Itália, onde aprendeu a esculpir em mármore,  Claudio Aun há tempos desenvolve seus trabalhos em bronze.  Mais recentemente voltou  a enveredar  pelo mármore, porém o reciclado. Suas peças,  entretanto, continuam sendo elaboradas a partir de matrizes oníricas e simbólicas.
Inaugurando carreira artistica na cidade de São Paulo em 1969, Claudio Aun migrou dois anos depois para o Rio de Janeiro.  Em pouco tempo, o paulista  Aun passou a integrar diversas mostras individuais e coletivas,  colecionando centenas de participações tanto no Brasil quanto no exterior. Seus trabalhos já transitaram por cidades como Nice(França),  Lisboa(Portugal),  pela capital francesa Paris,  pela capital alemã Berlim,  Amsterdam(Holanda),  Montevideo(Uruguai),  e Tampa(Florida/EUA).  Entre nós,  sua arte percorreu espaços como a  Villa Riso, o Hotel Copacabana Palace e o MAM-Resende(todas no Rio de Janeiro, em 1985);  o Centro Cultural Light/RJ(1995);  a Galeria Sesc Copacaban(1997);  o prestigiado Museu Nacional de Belas Artes(2001) e ainda o Centro Cultural Correios(em 2010), dentre dezenas de outros. 
No ano passado,  sua reconhecida trajetória foi realçada: Claudio Aun foi nomeado  para uma cadeira da Academia Brasileira de Belas Artes,  tendo como patrono o renomado fotógrafo Marc Ferrez. 
Desenvolvendo um incansável trabalho em prol da arte,  paralelamente ao universo das exposições  Aun atuou como cenógrafo e há mais de uma década é professor de escultura na Casa de Cultura Laura Alvim, formando centenas de artistas.
Exposição: Claudio Aun 40 anos de inspiração em arte
Local:  Centro Cultural Correios – r. Visconde de Itaboraí, 20 – Centro
Abertura: 27 de julho,  às 18h.
Periodo: 28 de julho até 13 de novembro
Visitação:  de terça a domingo das 12h até 19h.  Entrada franca.
Divulgação:  Nelson Jr  9315-5295/  jrnelson2003@ig.com.br
Claudio Aun:  tel 021-2253-1474  e cel 021- 9686-0453

http://www.nossadica.com/cultura.php

0 comentários:

Postar um comentário