FELIZ ANIVERSÁRIO SÃO PAULO - 457 Anos!
Por Ítalo Reis, estadao.com.br, Atualizado: 24/1/2011 23:00
Opções para conhecer (ou redescobrir) a história de São Paulo
SÃO PAULO - A capital paulista completa 457 anos nesta terça-feira, 25, com uma carinha enxuta - apesar de maltratada -, entre modernidades e arranha-céus. Depois de quase cinco séculos, é de se pensar que praticamente nada de 1554 restou na metrópole, mas se você - seja paulistano da gema, de coração ou de passagem - observar de perto, nos detalhes, ainda há muita história em São Paulo. Quer ver?
O Estadão.com.br propõe um roteiro simples - pode ser feito a pé - para você conhecer (ou redescobrir) alguns pontos obrigatórios, que contam a história desse gigantesco centro urbano. Parte deles reserva atividades especiais para a data. Outros são apenas para serem observados.
Catedral da Sé - Marco Zero. A Catedral Metropolitana de São Paulo, ou apenas a Catedral da Sé, do jeito que é vista atualmente, no centro da capital, foi finalizada em 1967 - apesar de ter sido inaugurada ainda inacabada em 1954, para o aniversário de 400 anos da cidade. No local onde está construída foi feita a primeira igreja matriz da capital, pelos idos de 1600.
Com aproximadamente 100 metros de altura, 110 de comprimento e 46 de largura, é considerada um dos cinco maiores templos neogóticos do mundo, além de estar listada entre uma das maiores igrejas do planeta e ser a segunda do Brasil.
No dia 25, recebe a tradicional missa do aniversário de São Paulo, a partir das 9h. Praça da Sé, s/n - em frente à Estação Sé do Metrô.
Pateo do Collegio. Local onde São Paulo nasceu, logo após a missa realizada pelo padre Manuel de Paiva, que fundou o Colégio de São Paulo de Piratininga, em 25 de janeiro de 1554, com auxilio dos padres Afonso Brás e José de Anchieta. Na área, foram erguidos a igreja e o colégio, primeiras construções da cidade que sofreram fortes alterações após a tomada do local pelo o então governo paulista, em 1765. O prédio só foi devolvido aos jesuítas em 1953, após o prédio desabar e ser reconstruído por volta de 1900.
Atualmente, abriga o Museu Anchieta, com peças de época como a pia batismal utilizadas pelos religiosos na conversão de índios, além de outras peças religiosas; a Biblioteca Pe. Antonio Vieira, com documentos históricos de jesuítas que passaram pelo Pateo; e a igreja.
No dia 25, um evento irá celebrar o aniversário da cidade com um ato ecumênico em frente ao Sino da Paz, a partir das 8h. Praça Pátio do Colégio, 2 - Centro (11) 3105-6898. Museu Anchieta - R$ 1, das 9h às 16h.
Solar da Marquesa. Transformado numa das residências mais aristocratas do século 19, após ser adquirido por Domitília de Castro e Canto Melo, a Marquesa de Santos, o prédio teria sido construído por volta de 1740 na antiga Rua do Carmo. Depois da morte da marquesa, o edifício passou por várias mãos, entre eles a Mitra Diocesana e The São Paulo Gaz Company. Em 1975, passou a ser sede da Secretaria de Cultura do município e, após sucessivas trocas e possíveis modificações na estrutura, precisou ser fechado para restauro na década 1990.
Hoje, dá lugar ao Museu da Cidade de São Paulo e está fechado para reforma. A reabertura deverá ocorrer em breve. Rua Roberto Simonsen, 136 - Centro - (11) 3396-6047.
Mosteiro de São Bento. Área doada aos monges beneditinos por volta de 1600 pela Câmara Municipal, o local atualmente abriga o Mosteiro em si, o Colégio e Faculdade São Bento e uma biblioteca com cerca de 100 mil títulos, em grande maioria da área de Humanas, como religião, filosofia e história. Ao todo, quatro prédios já foram construídos na região - o primeiro foi uma pequena capela, por volta de 1598. O edifício atual, com projeto do arquiteto Richard Berndl, foi inaugurado em 1922.
Além disso, há no local a Padaria do Mosteiro, que vende diversos quitutes - de biscoitos a geleias e mel, produzidas pelos próprios monges.
No dia 25, haverá duas solenidades: às 7h, Missa com Canto Gregoriano; e às 17h, Vésperas Solenes com Canto Gregoriano. Largo de São Bento, s/n - Centro, próximo à Estação São Bento do Metrô - (11) 3328-8799.
Estação da Luz. Além de abrigar a integração das estações do Metrô e CPTM, ao lado do Jardim da Luz, o local é também uma enorme estrutura com traços de arquitetura inglesa, que copiam o relógio Big Ben e a abadia de Westminster, em Londres. A estação foi ao público pela primeira vez em 1901. Tornou-se um dos principais pontos de desembarque de imigrantes na cidade, quando era conhecida por São Paulo Railway Station.
Após a Segunda Guerra Mundial, com a queda no uso de transporte ferroviário, a estação acabou degradada. Passou por uma reforma entre as décadas de 1990 e 2000 para abrigar o Museu da Língua Portuguesa. Estação da Luz. Praça da Luz, 1 - Centro - 0800-55-0121. Museu da Língua Portuguesa - R$ 6, das 10h às 21h.
Teatro Municipal. Inaugurado em 1911, o Teatro Municipal de São Paulo é um dos cartões-postais da cidade. As obras, tocadas pelo Escritório Técnico de Ramos de Azevedo, começaram em 1903, depois de um incêndio ter destruído o antigo Teatro São José, em 1898.
Com arquitetura renascentista, barroca e art déco, a construção foi inspirada no Ópera de Paris. Além das várias apresentações de companhias vindas do mundo todo, o local foi palco da Semana de Arte Moderna de 1922, em fevereiro daquele ano, quando recebeu célebres artistas como Mário de Andrade, Anita Malfatti e Di Cavalcanti.
Atualmente, está fechado para obras de restauração e revitalização para as comemorações do centenário de inauguração. Praça Ramos de Azevedo, s/nº - Centro, próximo à Estação Anhangabaú - (11) 3397-0300
Largo de São Francisco. O logradouro reúne um dos mais expressivos e antigos conjuntos da arquitetura religiosa da cidade. O edifício foi construído para abrigar o Convento de São Francisco, em 1647, que, originalmente, ficaria onde hoje é a atual Praça do Patriarca.
Em 1827, tornou-se a Academia de Direito, que depois seria a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Passaram pelo curso famosos como Ruy Barbosa e Jânio Quadros. Os traçados da arquitetura do prédio - que atualmente abriga, além da faculdade e do convento, a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - é inspirado no modelo europeu da Belle Époque. Convento de São Francisco - Largo de São Francisco, nº 133 - (11) 3106-0081, das 7h30 às 20h.
Mercado Municipal. Olhando do lado de fora, num dia tranquilo, não dá para imaginar que o Mercado Municipal Paulistano, o Mercadão, é um local de venda de alimentos. Sua estrutura, que ocupa uma área 12,6 mil m², é mais uma das construções da cidade executada por Ramos de Azevedo. À margem do Rio Tamanduateí, no centro de São Paulo, é um dos mais tradicionais pontos gourmet da cidade. Lá você pode comprar peixes para a Semana Santa, encontrar grãos, temperos e frutas frescas e provar diversos outros produtos.
Enquanto come o conhecido sanduíche de mortadela ou o pastel de bacalhau, pode-se observar os 32 painéis divididos em 72 vitrais, todos produzidos pelo artista russo Conrado Sorgenicht Filho (foram quatro anos da pesquisa a entrega dos vidros), ou a fachada sóbria projetada por Felisberto Ranzini. O prédio foi inaugurado no dia 25 de janeiro de 1933, sete anos após os início das obras. Rua da Cantareira, 306 (próximo a Rua 25 de Março) - (11) 3228-0673, das 6h às 16h.
Prédios e mais prédios... Conhecida por ter milhares de edifícios, a capital tem alguns prédios que ganharam destaque por seu design, altura e beleza. Na região central, ainda vale conhecer:
Edifício Altino Arantes - Conhecido como Banespão, quando o banco ainda era proprietário do local, o prédio foi inaugurado em 1947 e, por uma década, foi o maior da cidade, com 161 metros. Atualmente, ainda é o terceiro mais alto da capital e o quarto do Brasil. A inspiração usada por Plínio Botelho do Amaral foi o Empire State Building, de Nova York. Seu mirante permite uma visão panorâmica da capital. Rua João Brícola, 24 - Centro, próximo à Estação São Bento - (11) 3249-7180.
Edifício Martinelli - Tido como o primeiro arranha-céu da América Latina e símbolo de arquitetura de época da cidade, foi inaugurado com 12 andares, em 1929, e finalizado em 1934, com 30 andares. Durante a Revolução de 1932, abrigou metralhadoras antiaéreas nos terraços mais altos para defender a capital. Na década de 1970 passou por uma reforma e, atualmente, abriga secretarias da prefeitura de São Paulo. Avenida São João, 35, Centro.
Palácio dos Correios - Mais um dos edifícios construídos pelo Escritório Técnico Ramos de Azevedo, o prédio dos Correios passou por uma reforma de oito anos e voltou a abrigar a Agência Central da companhia em 2008. Construído em 1922, o local foi tombado pelo Conpresp em 1992. Vale do Anhangabaú, s/n - Centro.
Edifício Matarazzo - Atual sede da Prefeitura paulistana, o prédio foi projetado pelo italiano Marcello Piacentini e tem inspiração fascista, dada a ligação do arquiteto com o Mussolini. Foi inaugurado na década de 1930. O último andar reserva um belo jardim. Viaduto do Chá, s/n - Centro, próximo à Estação Anhangabaú.
Edifício Alexandre Mackenzie - Conhecido por ter sido a sede da companhia energética Light em 1929, foi tombado em 1984. No fim da década de 1990, passou por uma reforma. Hoje, tornou-se o Shopping Light. Rua Coronel Xavier de Toledo, 23 , Centro - (11) 3154-2299.
Edifício Copan - Famoso por ter uma estrutura sinuosa, foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer com a ideia original de comemorar o quarto centenário da cidade, em 1954. A inauguração, no entanto, só ocorreu mais de uma década depois, em 1966, após várias alterações no projeto original.
São 32 andares numa área de 122 mil m² e 115 metros de altura. É considerado um dos maiores construções de concreto armado na cidade. Av. Ipiranga, 200 - Centro.
Edifício Itália - O segundo maior prédio de São Paulo e do Brasil, foi inaugurado em 1965 e batizado oficialmente de Circolo Italiano. Com 46 andares, tem 165 metros de altura (151 a partir do nível da rua), idealizado para representar a ascensão dos imigrantes italianos na cidade. Tombado pelo patrimônio, o edifício abriga, no último andar, o restaurante Terraço Itália, aberto dois anos após a inauguração do prédio. Reconhecido pelos pratos sofisticados que serve, o restaurante oferece uma privilegiada visão em 360 graus da cidade. Av. Ipiranga, 344 - Centro, próximo à Estação República - (11) 3257-5977.
Passeio de trólebus. Para quem quiser visitar os principais locais apontados na reportagem no dia 25, a Secretaria Municipal de Transportes fará um tour especial, durante todo o dia, passando por alguns prédios históricos da cidade.
O roteiro, gratuito e com duração média de 40 minutos, será feito num trólebus da década de 1940.
O Coração da Cidade da Janela de um Trólebus Horário: das 9h às 16h Duração do percurso: 40 minutos Local de saídas: Pátio do Colégio Trajeto: Pateo do Colégio, Rua Boa Vista, Rua Líbero Badaró, Viaduto do Chá, Av. São João, Av. Ipiranga, Praça da República, Av. São Luiz, Praça Xavier de Toledo, Viaduto do Chá, Líbero Badaró, Largo São Francisco, Praça da Sé, Pateo do Collegio.
Fonte de Texto: http://estadao.br.msn.com/ultimas-noticias/artigo.aspx?cp-documentid=27390516
Entrevistei: AIMBERÊ FREITAS
Este Blog vem me trazendo muitas Surpresas Inimagináveis, eu uma Pequena Aprendiz venho compartilhando meus Momentos com pessoinhas muito Especiais, muito bom ter você meu Caro Leitor e Amigo aqui presente evidenciando ações que tomamos em plena união e carinho.
Conheci Aimberê Freitas pelo Twitter um nato Roraimense, e que riqueza esta sendo entrevistar este Caro Amigo, claro que li e reli muitos textos e reportagens que enfatizavam seu nome como um Ser Humano de causas e que quer causar! (no bom sentido).
Difícil descrever uma pessoa com tantas emoções e interesses por sua terra e por sua pátria, ele escreveu mais de 15 livros - em alguns retratando Roraima/Brasil - além disso, sempre obtendo conhecimentos e causas no que é possível unir em prol de um crescimento amplo entre nações e povos.
Em minhas entrevistas procuro absorver mais sobre uma pessoa e seus ideais, mais com você meu caro espero que atinja um assunto específico e do qual é de grande interesse: VIAJEM!
Mas antes de abordá-lo, posto abaixo trechos sobre este Grande Homem!
Essa filosofia de vida, quero levar para o Senado da República. Farei uma participação voltada para Roraima e para seu povo.”
No dia: 15/12/2010
Assembléia presta homenagem aos pioneiros de Roraima
Criterioso
“Os nomes foram escolhidos a dedo. Foi um estudo criterioso e minucioso, no qual podemos nos orgulhar muito. Três pessoas fizeram a seleção: Professor Aimberê Soares de Freitas e os jornalistas, Francisco Cândido e Tiana Brazão”, afirmou a chefe do Cerimonial da ALE-RR, Perpétua Marques. Segundo ela, a cerimônia para os demais homenageados ainda serão definidos.”
Qual é o seu objetivo elevar uma entrevista ao assunto: Viajem?
e o Brasil.
NACIONAL
Quais Estados/Cidades do Brasil que já esteve?
Todos.
Desses Lugares que passou e conheceu no Brasil, indique 2 deles para uma maior admiração dos Turistas?
Gramado(RS) e Tepequem (RR).
Todo Brasileiro deve conhecer...
CITE :
Melhores Museus & Teatros Brasileiros.
Roraima está no Hemisfério Norte. Tem um belo “lavrado” (savanas) entrecortado de buritizais e Malocas Indígenas. Oferece essa beleza inigualável.
A melhor culinária: cite 3 restaurantes válidos ao turista em Roraima.
A melhor culinária: cite 3 restaurantes válidos ao turista em Roraima.
Churrascaria Burity's, Peixada Ver-o-Rio e Espaço Verde.
CHURRASCARIA BHURITY'S
4000 Rod 174, 1944 - AeroportoBoa Vista, RR | CEP: 69310-070
(95) 3628-5222
Faça seu encontro de negócios, eventos e confraternizações em nossa churrascaria.
RESTAURANTE E PEIXARIA VER O RIO
0 R Floriano Peixoto 116 - Centro
Boa Vista, RR | CEP: 69301-320
4000 R da Sirigueleira, 258 - Caçari
Boa Vista, RR | CEP: 69307-755
(95) 3224-0788
Alugamos para eventos. Restaurante self-service e à la carte.
Para você:
Que Estado representa a melhor Gastronomia Brasileira?
Pará. É aonde se come de tudo que é mais brasileiro.
Onde estão os melhores Vinhos?
No Rio Grande do Sul.
Os melhores passeios para Família?
Cataratas do Iguaçu, Brasília e Goiânia e Belém do Pará.
As melhores PRAIAS?
São as do Ceará e as do Rio Grande do Norte.
Indique um Hotel/Pousada de Baixo custo para se respirar NATUREZA?
Indique um Hotel/Pousada de Baixo custo para se respirar NATUREZA?
Hotel de Selva, em Manaus.
Para renda Média: Indique uma Cidade/Estado para uma Grande Família passar as férias.
Para renda Média: Indique uma Cidade/Estado para uma Grande Família passar as férias.
Rio de Janeiro. Lá tem de tudo e de todos os preços.
Algum lugar neste Brasil imenso que é impressionante e que poucos conhecem?
Algum lugar neste Brasil imenso que é impressionante e que poucos conhecem?
Sim. Serra do Tepequem em Roraima.
Alter do Chão no Pará (Santarem).
Um lugar indispensável para conhecer “a DOIS”?
Alter do Chão no Pará (Santarem).
Um lugar indispensável para conhecer “a DOIS”?
Sangue para os Bancos Especializados.
Conhece algum Estado (lugar) que não obtêm recursos (Água, Luz e Internet)?
Conhece algum Estado (lugar) que não obtêm recursos (Água, Luz e Internet)?
Sim. Baixo Rio Branco. Hotéis de Pesque e Solte (esporte).
Instituição voltada ao Meio Ambiente?
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA em Manaus.
Algum lugar no Brasil que visitou e foi Especial? Justifique:
Algum lugar no Brasil que visitou e foi Especial? Justifique:
Região dos Lagos (Rio de Janeiro). É bonita e instigante.
Estados/Cidades mais freqüentados por ti atualmente?
Estados/Cidades mais freqüentados por ti atualmente?
Roraima, Amazonas, Pernambuco, Rio de Janeiro e Ceará.
INTERNACIONAL
Países que visitou?
Ao todo são 42.
OBS: Eu conhecendo um dia 10% do que você conheceu já está de bom tamanho!
OBS: Eu conhecendo um dia 10% do que você conheceu já está de bom tamanho!
Qual foi o primeiro país que visitou? E por qual razão?
Venezuela, pela proximidade com Roraima.
Um País de “estreita” relação contigo? Justifique.
Estados Unidos. Meu filho e minha nora moram lá.
Algum País que te surpreendeu? MOTIVOS?
Canadá. A natureza é muito presente e forte.
Fale-me um pouco dos diferentes costumes dos Países que contemplou.
Fale-me um pouco dos diferentes costumes dos Países que contemplou.
Mascar folha de coca no Perú (Machu Pichu) é uma necessidade.
Para um estudante: o que seria “viável” conhecer?
Para um estudante: o que seria “viável” conhecer?
A Europa. Um estudante pode “viver”com 50USD/dia na Europa.
Causas estrangeiras importantes e que merecem mais notoriedade.
O estudo do uso da coca nos países andinos.
Cite: Lugares dignos a serem mais explorados.
Subir o Rio Amazonas de Belém até a fronteira com o Perú.
Acontecimentos importantes para você nos Países que passou, emocionalmente e profissionalmente?
Na Suiça quando tentamos entrar sem o passaporte. Ela não faz parte da Comunidade Econômica Européia.
Mencione 3 países com Pontos Turísticos indispensáveis
Quero ir à Índia, China. Faltou dinheiro.
Em suas viagens encontrou um lugar estranhamente curioso?
Ser humilde e admirar a diversidade.
Qual é a impressão que os estrangeiros têm de nós?
Alegre. O Brasil não sabe o valor que tem.
Conte-me um pouco das pessoas que conheceu. Deixe uma dedicatória a elas.
Amigos de viagem são passageiros, mas extremamente agradáveis naquele momento.
Qual País me indicaria?
Costa Rica.
O que te tornaria “mais completo” em suas viagens?
Poder ser acompanhado dos meus filhos e netos.
Acessórios Indispensáveis em uma viajem Internacional.
Seguro Saúde e Cartão de Crédito Internacional.
Um lugar que é verdadeiramente encantador para ti e sua família?
China, Índia, Vietnan e Austrália. São desafiadores.
Promova um Pacote de viajem aos meus Leitores.
Depende de onde estão. No norte vá a Belém do Pará, Santarém, Manaus e Boa Vista.
Algo a acrescentar nesta Entrevista?
Você é inteligente, culta e inovadora.
OBS: Ganhei o Ano! Não vejo isso, mais tudo bem...
O que mais gostou neste Blog? Alguma sugestão?
Divulgação maior para obter mais admiradores.
O que achou da dona do Blog?
Beleza pura.
OBS: Muito Obrigada!
Deixe uma frase.
Se queres vencer, fixa teu rumo e segue-o até o fim.
OBS: Uma frase tudo a ver comigo, não desisto tão fácil.
1977 e 1999
●Uma Estratégia para o Desenvolvimento da Pesca na Amazônia
1ª Edição 1977/ Manaus.
2ª Edição 1999/ Belém.
1978
●A Realidade de Roraima e os Projetos em Andamento
Única Edição 1978/ Boa Vista
1991 e 1998
●Políticas Públicas e Administrativas para os Territórios Federais
É utilizado, como fonte de consulta, nas Universidades de Roraima e Amapá.
1ª Edição 1991/ Boa Vista
2ª Edição 1998/ São Paulo.
1993
●A História Política e Administrativa de Roraima 1943/1985
1ª Edição1993/ Manaus.
1996, 1998, 2002, 2009
●Geografia e História de Roraima
É livro-texto para estudantes de ensino médio em Roraima. Mais de 20.000 exemplares vendidos.
1ª, 2ª, 3ª e 4ª Edições 1996/ Manaus.
5ª Edição 1998/ Manaus.
6ª Edição 2002/ São Paulo
7ª Edição 2009/ Boa Vista.
1998
●Estudos Sociais de Roraima
É livro didático texto para estudantes do ensino fundamental.
1ª Edição 1998/ São Paulo.
●Fronteira Brasil/Venezuela – Encontros e Desencontros
Com prefácio do Ex-Presidente José Sarney.
1ª Edição 1998/ São Paulo.
Coleção a partir de 1998
●Figuras da Nossa História
Atualmente no 9°. Volume
1ª Edição/ São Paulo.
2004
●Amazônia, Terra e Civilização: Uma Trajetória de 60 Anos
Produzido pelo Banco da Amazônia em homenagem aos 60 anos do Banco.
Capítulo denominado Os Territórios Federais e o Banco da Amazônia.
1ª Edição 2004/ Belém.
2006
●Estudos de Transporte e Logística na Amazônia (Organizador)
Além de organizador, tem um capítulo denominado Caracterização da Demanda Atual, Cenários Futuros e Acessibilidade da Região Centro-Norte de Roraima nas Áreas de Influência das BRs 174 e 401.
1ª Edição 2006/ Manaus.
2007
●A Administração da Justiça em Roraima
Apoiado pela Lei de Incentivo à Cultura de Roraima.
1ª Edição 2007/ Manaus.
●Roraima – Mosaico de Sonhos
Apoiado pela Lei de Incentivo à Cultura de Roraima.
1ª Edição 2007/ Manaus.
2008
●BOA VISTA – Boa de Viver.
1ª Edição 2008/ São Paulo. Editora CORTEZ.
2009
●Geografia e História de Roraima
7ª Edição 2009/ Boa Vista.
●FERROVIA – Manaus Boa Vista Georgetown – Uma Alternativa de Transporte para a Amazônia Ocidental.
1ª Edição 2009/ Boa Vista.
●Reflexões Sobre Desenvolvimento, Transporte e Logística na Amazônia Brasileira.
1ª Edição 2009. Boa Vista.
Visite o Site:
O prazer de iniciar e concluir esta entrevista foram imensos. Uma realização do inesperado, e poder sempre estar entrevistando pessoas simples, carinhosas e atenciosas.
Aimberê, espero um dia poder conhecer estados e países, imagino como deve ser intransponível tamanha sensação do Bem de conhecer tantos costumes, culturas e assim obter a Grande Riqueza das Lembranças – que é algo realmente valioso- as nossas lembranças.
Fico por aqui, mais Cometem, naveguem nessa Viajem e se quiser ser entrevistado deixe seu recado e e-mail para contato.
Beijos Mil.
C@Ká
Marcadores:
Entrevistando Leitores do Blog
Assinar:
Postagens (Atom)