Criatividade, amor-próprio e autocontrole não se aprendem na escola e ajudam a formar adultos mais responsáveis e maduros
O convívio proporciona conversas que facilitam o aprendizado do seu filho
Por mais que a rotina cheia atrapalhe a relação entre pais e filhos, é essencial achar um tempinho para um maior convívio. É por meio desse tempo juntos que é possível ensinar valores essenciais para a formação humanística da criança.
Para ler, clique nos itens abaixo:
Amor-próprio:
O que é? Autoestima, confiança na própria capacidade, coragem pra enfrentar qualquer obstáculo. Como incentivar? Quando ele fizer uma crítica, condene só o comportamento, não a própria criança!
Comunicação:
O que é? Saber expressar suas ideias de forma clara e sempre na hora certa. Como incentivar? Conversem sobre assuntos variados, incluindo os polêmicos.
Autocontrole:
O que é? Respeitar os próprios limites, traçar metas e eleger prioridades. Como incentivar? Estabeleça uma rotina que ajude a conciliar o lazer e a lição de casa.
Convivência:
O que é? Aceitar pessoas de estilos, valores e crenças diferentes. Como incentivar? Mostre como respeito, educação e bom humor facilitam a vida.
Criatividade:
O que é? Usar a imaginação para descobrir saídas variadas para um mesmo problema. Como incentivar? Programe idas ao teatro, exposições e espetáculos.
Escolha:
O que é? Decidir para qual lado seguir, diante de um problema, analisando os prós e os contras. Como incentivar? Convide seu filho para participar das decisões em família e valorize sua opinião.
Iniciativa:
O que é? Apresentar soluções surpreendentes para problemas, de livre e espontânea vontade. Como incentivar? Resista com unhas e dentes à tentação de resolver tudo no lugar do pequeno.
Honestidade:
O que é? Ser verdadeiro, não fazer fofoca e fugir do "jeitinho brasileiro".Como incentivar? Diga a ele que a melhor resposta para tudo é sempre a verdade.
Jogo de cintura:
O que é? Ter uma grande capacidade de adaptação para lidar com mudanças. Como incentivar? Dê o exemplo: não seja tão rígida em seus pontos de vista e atitudes.
Maturidade:
O que é? Mesclar uma boa dose de disciplina com um caminhão de responsabilidades. Como incentivar? Peça ajuda nas tarefas domésticas e ensine a diferença entre "querer" e "precisar".
"Nossa!!! Que bom saber que estou exercendo estes requisitos com meus filhos, ser mãe não é fácil, mas se não contribuirmos para o desenvolvimento deles, ainda pequenos, e, em sua formação pessoal, o que será?... É possível ensinar princípios morais, em verdade, numa relação divertida e descontraída, porque filhos são uma ligação para a vida toda" by C@Ká
Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário