Google Translate
Arabic Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

Complexos da Humildade



Por Cássia Alvez
Hoje estava aqui no meu cantinho pensando, o que é ser humilde afinal, porque as pessoas categorizam a humildade a fazer coisas boas, a ser simples, a amar sem restrição, a querer o bem do próximo, tudo isso é valido para “ser uma pessoa humilde”? Mais kA pra nós a humildade é pra mim apenas uma sensação de momento, algo manifestado em alguns momentos (quando executamos tais virtudes), não tem como uma pessoa levar essa categoria e pra ser mais clara não posso usar essa palavra assim tão definitiva a mim mesma. A Humildade é algo que conquistamos em cada minuto na nossa vida.

Até porque estamos nessa vida tentando acertar, tentando deixar de lado as tristezas, os rancores, tentando oferecer o outro lado da face, essa “tentativa” são todos os dias, somos tão fracos, tão pequenos. Cada dia é de um jeito, tem dias que eu me amo por fazer algo muito bom a alguém e tem dia que não estou bem e acabo descontando sem querer no outro, somos assim, somos vulneráveis, às vezes egoístas - quem um dia não foi um pouco egoísta - e francamente penso que quando chega alguém em mim e diz: “eu sou humilde” ali ela já não esta sendo nem um pouco, quando você faz um bem sem olhar a quem e um amigo chega e diz “nossa você é humilde” aí gostamos do elogio, mais existem as pessoas “ceginhas” que quando dizemos a ela “você é humilde” ela já vacila já se acha a Tal, e no momento seguinte concorda se engrandecendo pelos feitos, e, até pelos feitos antigos (risos).

A humildade é muito complexa ela é um DOM, muitos que a manifestavam freqüentemente hoje a deixaram de lado, e sabe como? A partir que “nos achamos” humildes.

Quando temos um Dom ele deve ser manifestado por obras, por não julgar, por sabedoria, sim a humildade verdadeira é sábia, e particularmente penso que uma pessoa que a utiliza em um momento de sabedoria resolve o problema sem machucar ninguém e sendo justo. Ela trás consigo os atos justos, e esse ato pode ser injusto pra você mais justo para a humanidade, então conquiste a Humildade, e guarde o gostinho dela só para você, porque por ser muito complexa nem todos a entenderão se você se categorizar com ela. Como eu disse, ela é um Dom e deve ser granjeado!

10 comentários:

  1. Bom dia, falar sobre a Humildade é um tanto quando perigoso, arisca, poder chegar a ser bonito até, mas todo cuidado é pouco para não confundir Humildade com subserviência, são primos irmãos de tão juntos ou parecidos, eu adorei seu post, gostei do texto, assim como a fé, no temos mas não podemos medir o tamanho da nossa fé, vc sabe o tamanho de sua fé? Não? Nem eu da minha. Humildade e parecido, certa vez disse a um subordinado, por favor me pegue isso? ali, agora não posso, peça a outro, isso me irritou profundamente, pegue vc e agora, agora, ele tão teve, tão pouco eu para darlhes uma lição da tal e bonita HUMILDADE. BJOS, XAUUUUUUUUUU.

    ResponderExcluir
  2. Ser humilde é SER sem querer SER é ter sem ter e fazer sem querer nada em troca; Importa a felicidade e uma mudança de consciência. A verdadeira humildade não está nesta humanidade. A verdadeira humanidade está em viver uma vida simples e pratica. VIVER A VIDA DE MANEIRA SIMPLES E PRATICA. É na simplicidade que se mostra a verdadeira virtude do SER.

    ResponderExcluir
  3. Definiste bem humildade! Ela é um atributo do espírito,e não vivemos 24hs nele.Ela habita no limiar do lógico é inlógico,é um estado emocional, nao é personalidade nada que esteje inraizado geneticamente em qualquer ser humano.Implica em renúncia, abrir mão de certos aspectos lógicos.Um homem rico doa 50 mil reais para uma pessoa pobre, aparentemente ele é uma pessoa humilde.Mas uma pessoa pobre da os seus únicos 50 reais a outra com o intúito de socorre-la numa enfermidade. Qual dos dois é mais humilde? Deixo esta reflexão para melhor entendemos esta coisa de condizão de humildade. Como diria o apóstolo Paulo em Romanos 7 " Pois não faço o bem que quero; mas o mal que não quero, esse pratico.

    Mas se eu faço aquilo que não quero, já não sou eu o que faço, mas sim o pecado que em mim habita.

    Portanto, querendo eu fazer o bem, acho a lei de que está comigo o mal.

    Pois eu me deleito na Lei de Deus no homem interior;

    mas vejo uma lei diferente nos meus membros, guerreando a lei do meu espírito, e fazendo-me preso na lei do pecado, a qual está nos meus membros.

    Infeliz homem eu! quem me livrará do corpo desta morte? " http://www.bibliaonline.com.br/acf+tb/rm/7

    ResponderExcluir
  4. Olá meus Carosss
    É cada um enfatiza um pensamento, que é muito proveniente cada um ex plana os "sintomas" da humildade sincera mente pra mim a Humildade nunca será plena para nós, pois é algo que se busca, que se aperfeiçoá em nós no decorrer dos anos e na nossa busca por ela, ela é fundamental para um bom Viver e para a Sociedade, algo que não se cogita a tamanha proporção agindo nós com o coração... sempre com o coração...deixando a razão e o pré conceito de lado.
    Beijos e continuem comentando sua linha de pensamento sobre a Humildade!

    ResponderExcluir
  5. São poucas as pessoas que exercitam a humildade num alto grau de sensibilidade, respeito e amor ao próximo. Não é fácil para nós, seres humanos imperfeitos e pecadores, nos desvencilharmos de tantos defeitos que são congênitos.
    Creio eu, que somente a evolução espiritual de cada indivíduo, o fará mais humano, fraterno e preocupado com o seu semelhante. Essa evolução, somente Deus sabe como acontece, de que forma essa purificação será alcançada pelos seus filhos.
    Digger

    ResponderExcluir
  6. Nossa pessoal estão caprichando, amei todos os comentários, é muito bom essa interação, nos faz mais participados e evolutivos!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo texto.

    "Humildade vem do Latim humus que significa "filhos da terra". Refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas".

    Ou seja, é ser nós mesmo e agir tendo em mente isso.

    Comentando e tendo um objeto contrário ao de seu texto vejo assim:

    O problema é que na pratica isso está sendo esquecido.Falta o equilibrio das coisas no capitalismo e na livre concorência competitiva.

    Quando defendemos a causa da humildade os oposicionista a isso, vão dizer que isso não existe e que isso é subserviência.Por isso chamo o equilibrio no poder de analisar o que se passa.

    Sou totalmente contra encarar a humildade como um dogma mas sim como um dom que lançamos ao mundo e utilizmaos isso na melhor forma sempre com valores da humildade.

    @alosiofcs

    ResponderExcluir
  8. Olá meu Caro Alosio
    Muito bem escrito seu texto, sua reflexão, está sendo muito válido a cada comentário sobre a Humildade, mostrando assim como ela pode ser ampla, e nos mostra quão Complexa ela é, mais as definições estão show de Bola. Valeu meus caros Amigos Leitores...continuem comentando, seja um formador de opinião!
    bjkas
    C@Ká

    ResponderExcluir
  9. Olá como esta? Gostei desse post. Falando da amizade não frbrmod ser confundido com ser pobre, burro ou submissa. Ser humilde significa a grandeza da alma. Quando você é humilde sabe reconhecer seus erros, aceitar a correção e ser cuaqier obeduente. Um Deus ama espíritos humildes!

    ResponderExcluir
  10. Verdade Jaqueline
    Deus ama espíritos Humildes, e sendo assim nunca nos afastamos dele!
    bjos com carinho C@Ká

    ResponderExcluir