Ler por Prazer


Há quem diga que a leitura deve ser um hábito. Você concorda com isso? Eu particularmente, encaro a leitura como algo além. Sugiro que você não leia por hábito. Um livro, não pode ser comparado por exemplo, com uma escova de dentes. Então, leia... Mas leia por vício, por dependência, por prazer e por sentir uma química interessante com o texto.
A leitura carrega em si a chance de viver vidas mil, em apenas algumas horas. E tem ainda finalidades práticas, como ampliar a compreensão de mundo, permitir a aquisição de conhecimentos, aprimorar a capacidade de expressão, reduzir os batimentos cardíacos, diminuir a ansiedade e aumentar a libido. Mas, é essencialmente lúdica e ao mesmo tempo essencialmente inútil, como devem ser as coisas que nos dão prazer.
Tomo a liberdade de sugerir a você, que perca menos tempo diante do computador, da televisão, dos jornais e elabore um sistema de leitura, estabeleça metas. Se puder ler um livro por mês, dos 16 aos 75 anos, terá lido 720 livros. Se, no mês das férias, em vez de um, puder ler quatro, chegará nos 900. Com dois por mês, serão 9.360. serão apenas 9,360. É importante escolher bem o que você pretende ler.
A leitura pode ser aquela companheira inseparável. Podemos simplesmente ler nomes de lojas enquanto andamos pela rua, ler fachadas de prédios, ler o olhar das pessoas... ler a agitação do dia-a-dia. Você pode nem se dar conta disso, mas você está lendo nas 24 horas do seu dia. Mas se tratando de leitura textual, é possível dizer que o texto é o mais interativo dos objetos, principalmente o livro. Você pode avançar, recuar, folhear, anotar... e tudo isso com comodidade e rapidez, esteja você onde estiver. No ônibus ou na sala de espera de um dentista.
Ler, ler e ler... pode ser um prazer a partir do momento em que descobre-se a beleza de poder adentrar em mundos diferentes como um passe de mágica, deixando um pé no mundo real e o outro no mundo da ficção. Leia você também, para se tornar mais um contemplado das muitas viagens sem sair do lugar.

Ler por Prazer
Escrito por Rovana Chaves   
Qui, 30 de Abril de 2009 23:02

3 comentários:

Rovana disse...

Cassia!
Fico feliz que você tenha gostado deste texto que escrevi! Agradeço de coração por tê-lo publicado!
Abração e tudo de bom!

Louro Neves disse...

C@Ká, tudo bem?
Digitei o título do meu blog no google e achei você! Parece que temos ao menos um interesse em comum: a leitura por prazer. O texto seu que acabo de ler é fenomenal, vem do coração; cursando letras, tenha certeza que encurtará o seu caminho rumo à glória literária.
Parabens!

C@Ká disse...

Ai meu Querido Leitor e Amigo, meu sonho realizado estar cursando Letras, poder estar aqui dividindo meus gostos, afetos e carinhos com pessoinhas tão especiais que chegam pra ficar na minha vida, espero sempre corresponder as sua espectativas! Obrigada pela visita, apareça sempre viu!!

Postar um comentário